quarta-feira, 29 de junho de 2016

Dia do Dublador - Homenagem

Dia 29 de Junho é comemorado o Dia do Dublador e por que não falar desses profissionais que sempre fizeram parte da nossa infância? Desde que passamos a assistir a TV aberta, nos acostumamos a ouvir “versão brasileira Herbert Richers”. Assistíamos a Dragon Ball Z e quando terminávamos de cantar Chala Head Chala, falávamos juntos “versão brasileira Álamo” (ah vai, eu sei que você também falava!).

Infelizmente esses estúdios acabaram fechando as portas por causa dos estúdios que “nascem” no quintal de casa e cobram mais barato. O fato é que esses profissionais merecem respeito, tanto quanto qualquer profissional de outra área, mas principalmente porque seu trabalho é uma arte que não pode ser feita por qualquer um. Uma das principais perguntas para dubladores é como fazer para trabalhar no ramo e a resposta é sempre a mesma: é necessário, no mínimo, um curso de teatro, pois, assim como os atores de filmes/seriados, dubladores também precisam atuar na hora de dublar. Mas se engana quem acha que só dubla quem é ator, muitas vezes não atores dublam jogos e filmes e, na maioria das vezes, a dublagem não sai lá grande coisa. Por isso temos muitos motivos para ser contra a dublagem de jogos ou filmes onde a dublagem é feita por um cantor (que nunca atuou) ou um apresentador (vide Luciano Huck em Enrolados) e isso acontece principalmente pelo simples fato das distribuidoras acharem que o fulano ou beltrano famoso irá atrair mais público.

Não podemos nos esquecer também que o processo de dublagem não é tão simples como parece, e, muitas vezes, jogos são criticados pela dublagem, porque a voz não está em sincronia com a boca do personagem, mas o fato é que só é mandado para o estúdio (no caso de jogos) o áudio a serem dublados com um breve resumo da cena e só. Eles não têm acesso a imagens, como em filmes, séries e desenhos.

Apesar das dificuldades, a dublagem brasileira está entre as melhores do mundo e não podemos denegri-la simplesmente por ela ser brasileira, pois temos a cultura de que tudo no Brasil não presta e por isso, até em uma dublagem bem feita, muitos falam que é um lixo.

Ao final, deixo-vos um blog de um fã de dublagem, o universo da dublagem que vocês podem conferir entrevistas com alguns dubladores renomados e saber mais sobre esse ramo maravilhoso que é a dublagem brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário